A avaliação de empresas ou valuation é uma metodologia utilizada para saber o valor de uma empresa, seja para fim de compra, venda, comércio de ações ou divisões de patrimônio.
Além disso, sabia que fazer o valuation do seu negócio pode ajudá-lo a melhorar sua gestão, sim, pois essa metodologia mostra quais os produtos e serviços que trazem maior rentabilidade, os investimentos que geram maior retorno e os gastos que precisam ser cortados.
Neste artigo você vai entender melhor como funciona a avaliação de empresas, conhecer os tipos de valuation e como calculá-lo.
Então você vai ver:
- Como funciona a avaliação de empresas?
- Qual a importância de fazer o valuation?
- Quais os tipos de valuation?
- Como calcular o valuation de forma eficaz?
Como funciona a avaliação de empresas?

A avaliação de empresas é a tradução utilizada para o termo em inglês “valuation”. Trata-se de uma metodologia que utiliza cálculos matemáticos, indicadores, dados financeiros da empresa, entre outras informações subjetivas para estimar o valor justo do negócio.
Então, alguns dos elementos que o valuation tem como base são:
- receita da empresa;
- número de clientes;
- fluxo de caixa;
- tamanho da empresa;
- capital humano;
- plano de negócio;
- visibilidade no mercado;
- entre outros.
No entanto, o valuation é apenas uma estimativa e não algo concreto. Assim é um valor para o empreendedor, investidores, acionistas e compradores terem como base para entender o valor da empresa.
Isso acontece porque a avaliação de empresas faz cálculos baseados em uma projeção futura, que pode ser longe da realidade caso a companhia tenha uma queda no volume de vendas, algum prejuízo ou um lucro acima do esperado.
Há várias razões para fazer o valuation de uma organização, entre eles:
- estimar o valor de venda do negócio;
- avaliar o preço dos ativos e encontrar ações mais baratas;
- calcular o valor de compra de uma empresa em caso de aquisições e expansões;
- fazer uma divisão justa de bens no caso de herança ou divórcio;
- realizar investimentos para a manutenção do negócio ou para os investidores avaliarem se vale a pena investir em uma empresa.
Dessa forma é possível tomar decisões mais acertadas e que beneficiem o negócio.
Qual a importância de calcular o valuation na sua empresa?
Avaliar o valor da sua empresa não apenas ajudará nas tomadas de decisão referentes a investimentos, compra, venda ou divisão de bens do negócio, mas traz outros benefícios.
Pois por meio dessa metodologia você conseguirá identificar as características que mais valorizam sua empresa, os elementos que a desvalorizam, os valores que podem ser investidos, o quanto sua empresa cresceu no decorrer dos anos e ainda negociar um valor justo com seus sócios.
Assim você pode criar um plano de ação para melhorar sua empresa em vários aspectos e remover o que está atrapalhando seu crescimento.
Quais os tipos de valuation de empresas?

Há várias formas de fazer uma avaliação de empresas, existem seis tipos principais de valuation: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado, valuation contábil, de liquidação, pré-investimento e pró-investimento.
Vamos mostrar cada um deles a seguir para que você entenda como eles funcionam e quando utilizá-los.
Fluxo de caixa descontado (FDC)
O fluxo de caixa descontado é uma estimativa de tudo o que uma empresa pode produzir futuramente, levando em consideração o desconto do risco associado ao investimento.
Dessa forma, esse método realiza uma projeção do lucro futuro do negócio, servindo tanto para empreendedores como investidores e analistas de investimentos.
O FDC usa uma fórmula matemática para realizar a projeção do faturamento e custos futuros da empresa, levando em consideração a estimativa do fluxo de caixa e a taxa de desconto.
Múltiplos de mercado
Já esse tipo de avaliação de empresas compara os indicadores do negócio, utilizando valores referenciais como:
- Ebitda ou Lajida: que mostra o lucro da empresa, antes dos impostos, juros, amortização e depreciação;
- Preço/Lucro (PL): divisão da ação no momento pelo lucro por ação;
- Dividend Yield: divisão dos dividendos da empresa dos últimos 12 meses pelo preço da ação;
- Preço/Valor Patrimonial (P/VPA): nesse caso é a divisão do preço da ação pelo valor patrimonial por ação.
É uma metodologia bastante utilizada, pois é fácil de ser aplicada, no entanto pode ser difícil fazer uma comparação com outras empresas do mesmo setor, já que encontrar uma companhia com um modelo de negócio idêntico é muito difícil.
Por isso, é preciso tomar alguns cuidados como desconsiderar algumas especificidades e ter em mente que o modelo analisa apenas o período de avaliação como um todo e não o momento da empresa.
Valuation contábil
A valuation contábil avalia apenas o patrimônio líquido da empresa, por isso apenas considera bens tangíveis (lucro, imóveis, máquinas, estoque, etc), deixando os bens intangíveis de lado (marca, patentes, franquias, entre outros).
No entanto, por causa disso, esse tipo de valuation pode não ser suficiente para definir o valor real do negócio.
De liquidação
Esse tipo de avaliação de empresas soma todos os ativos do negócio e subtrai os passivos.
Dessa forma, seu objetivo é medir o valor de empresas que serão fechadas para o empreendedor saber por quanto pode vender o que restou do seu negócio.
Pré-investimento
Esse tipo de valuation tem o papel de estimar o valor da empresa antes que ela faça um investimento, empréstimo ou financiamento.
Pós-investimento
Nesse caso acontece o contrário, é feita uma avaliação da empresa após ela receber um aporte financeiro.
Esse tipo de valuation é usado para determinar a participação de um investidor na empresa, além de poder ser usado também para calcular o desenvolvimento do negócio.
Como calcular o valuation de forma eficaz?

Para calcular o valuation da sua empresa é preciso escolher um dos tipos de avaliação de empresas, levantar os números da sua companhia e realizar os cálculos necessários.
Vamos mostrar como isso pode ser feito por meio do Fluxo de Caixa Descontado, pois é o tipo de valuation mais utilizado.
Passo 1: Projetar o valor do fluxo de caixa para os próximos anos
O primeiro passo é calcular os valores aproximados de gastos e recebidos nos próximos anos.
Passo 2: Estimar uma taxa de desconto
O segundo passo é estipular uma taxa de desconto, por meio da identificação de riscos de investimento.
É possível fazer isso com base na bolsa de valores.
Passo 3: Soma de valores
Por fim, você deve somar os resultados aos valores do tempo presente, dessa forma poderá ter uma projeção dos valores futuros.
Contudo, o cálculo do valuation não é algo simples de fazer, é preciso que um profissional habilitado realize o processo.
Por isso, nós indicamos o serviço de consultoria empresarial, pois ela avalia profundamente a situação da empresa, inclusive suas finanças, assim gerando dados mais confiáveis que ajudarão você a tomar uma decisão mais acertada.
A MUDI9 é uma empresa de consultoria e gestão empresarial que ajuda pequenas e médias empresas a identificarem problemas, encontrar soluções e atingir seus objetivos por meio de mudanças inteligentes.
Assim, um de nossos serviços é analisar a situação financeira das empresas, verificando os indicadores financeiros, o capital de giro, a rotina financeira, entre outros aspectos que podem ajudar a identificar o valuation do seu negócio.
Acesse o site da MUDI9, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a fazer a avaliação da sua empresa.
Quer saber mais sobre gestão financeira e ver como melhorar as finanças da sua empresa?
Então, vamos bater um papo!
Assine nossa newsletter e receba em primeira mão artigos curtos e frequentes sobre gestão de empresas. Eles vão ajudar você a gerir melhor sua companhia, melhorar seus negócios e ganhar mais dinheiro.