A consultoria e assessoria empresarial são dois serviços importantes para as empresas, pois ajudam a diagnosticar problemas e a elaborar soluções para salvar ou alavancar o negócio.

No entanto, apesar de terem o mesmo objetivo, esses serviços têm suas diferenças, já que enquanto o consultor identifica os problemas e junto com o cliente planeja as ações para resolve-lo o assessor literalmente coloca a “mão na massa” e cuida da execução das soluções.

Neste artigo você vai entender melhor o que é consultoria e assessoria empresarial, as diferenças entre os serviços e qual dos dois é a melhor opção para sua empresa.

Então aqui você vai ver:

O que é assessoria empresarial?

profissional de assessoria empresarial explicando o serviço a empreendedor

A assessoria empresarial é um serviço que ajuda as empresas a identificarem problemas ou executar trabalhos, seja relacionados à área contábil, jurídica, de marketing, entre outros, e ao mesmo tempo cuidarem da parte operacional para colocar as soluções em prática.

Assim o assessor participa de todas as etapas do processo, desde o diagnóstico à execução do plano de ação.

Por isso o assessor pode tanto trabalhar de forma independente (com uma empresa própria) como ser um profissional contratado pela empresa para cuidar da assessoria de uma pessoa ou de determinada área, como por exemplo, assessoria jurídica, que é o caso de organizações que contratam um advogado para ajudá-las a andar de acordo com as normas e leis vigentes.

O que é consultoria empresarial?

profissional realizando consultoria empresarial

Por outro lado, a consultoria empresarial faz uma análise completa sobre determinada área da empresa, como por exemplo, o setor financeiro, diagnostica os problemas e faz todo um planejamento juntamente com a equipe da organização para solucionar as questões encontradas.

Além disso, o consultor faz o monitoramento das ações realizadas e analisa o que está dando certo ou não.

Mas não chega a trabalhar na parte operacional, atuando como um conselheiro e gestor de mudanças, mostrando para a empresa o que ela deve mudar e como fazer para melhorar o funcionamento do negócio.

Qual a diferença entre consultoria e assessoria empresarial?

dois profissionais de consultoria e assessoria em duvida em qual a diferença entre os serviços

A principal diferença entre consultoria e assessoria empresarial é que enquanto a primeira oferece um serviço estratégico a segunda é operacional.

Assim, se sua empresa contratar um serviço de consultoria financeira, por exemplo, o consultor faria o diagnóstico dos problemas e elaboraria um plano de ação para que a equipe da empresa executasse.

Por outro lado, se a contratação fosse de um serviço de assessoria empresarial, o assessor é que cuidaria da implementação das ações para solucionar os problemas que foram identificados.

Um bom exemplo é a consultoria financeira que faz um diagnóstico, ensina a equipe a realizar a conciliação bancária e diz: o que? e como? e quem? deve fazer para melhorar os resultados, transferindo conhecimento à empresa.

Já a terceirização do financeiro (BPO financeiro) é um tipo de assessoria que faz todos os lançamentos, pagamentos para o cliente. Tirando o problema dos lançamentos, mas sem o cliente saber como faz. A assessoria faz por você sem te ensinar como.

No entanto, há outras diferenças e que você vai conhecer a seguir.

Duração do serviço

Outra diferença entre consultoria e assessoria empresarial é o tempo de duração do serviço, pois enquanto a consultoria é combinada por um prazo específico, a assessoria precisa ser realizada continuamente, por isso não tem uma data para a finalização do serviço.

Além disso, como existem empresas que preferem contratar profissionais assessores para fazer parte de seus times, então o trabalho se torna contínuo.

Trabalho dependente e independente

Também é possível notar que o trabalho da empresa de assessoria é mais dependente do que a empresa de consultoria.

Isso acontece, pois o serviço de assessoria tem um envolvimento maior com o negócio, já que ele opera as ações que foram planejadas.

Por outro lado, o serviço de consultoria tem mais independência, pois aconselha o empreendedor sobre as medidas que ele e sua equipe devem tomar para solucionar os problemas ou alcançar determinado objetivo, sem se envolver diretamente.

Forma de usar a tecnologia

A consultoria e assessoria empresarial também se diferenciam de acordo com a maneira que usam a tecnologia para elaborar o planejamento das ações necessárias para seu cliente atingir suas metas e solucionar seus gargalos.

Assim, enquanto a consultoria indica ferramentas tecnológicas para que os empreendedores possam realizar as ações eventualmente ensinando fazendo, a assessoria já “coloca a mão na massa” e executa os processos para atingir os objetivos das organizações.

Como saber se preciso contratar os serviços de uma empresa de assessoria ou de consultoria?

empreendedora pensativa sobre o que contratar consultoria ou assessoria empresarial

Na hora de escolher entre os serviços de consultoria e assessoria empresarial é preciso levar em consideração alguns fatores.

Por exemplo, se sua empresa precisa melhorar as finanças, mas você e nenhum membro de sua equipe tem conhecimento técnico para isso a contratação de uma empresa de consultoria é necessária.

Por outro lado, se você já identificou o problema e só precisa de alguém com conhecimento para realizar a parte operacional então a empresa de assessoria pode ser a escolha ideal.

Além disso, é preciso observar outros pontos que você vai conhecer a seguir.

Ter como objetivo a melhoria do negócio

Geralmente quando a empresa tem como objetivo a melhoria do negócio, seja no aspecto financeiro, ou o aumento das vendas e até mesmo a mudança de produtos ou serviços então a consultoria é a melhor opção.

Isso acontece, pois o consultor tem um grande conhecimento no mercado e pode realizar pesquisas dentro e fora da empresa para planejar as melhores soluções e assim ajudar você a melhorar seu negócio.

Além disso, diferente da equipe da organização ele traz uma visão imparcial, dessa forma pode analisar o negócio sem se influenciar com questões internas.

Rapidez e eficácia no diagnóstico de problemas

A escolha do serviço de consultoria também é ideal para empresas que necessitem de rapidez e eficácia na identificação de problemas.

Afinal, o serviço de consultoria faz uma análise completa da sua organização e do mercado e assim consegue elaborar ações eficientes para a correção dos gargalos e a melhora do negócio.

Necessidade de contratar alguém de fora para a elaboração das ações

A empresa de assessoria também é uma boa opção para quem já identificou os problemas que precisa solucionar, mas precisa de um profissional técnico e experiente para realizar as ações.

Dessa forma, a empresa não precisa disponibilizar seus funcionários para realizar os processos e assim não diminui sua produtividade ao mesmo tempo que conta com um assessor que ajuda a solucionar os gargalos do negócio.

Como você viu, os serviços de consultoria e assessoria empresarial são essenciais para empresas que estão passando por problemas ou querem fazer melhorias em determinadas áreas como finanças, gestão, rh, entre outras.

No entanto, cada um desses serviços tem suas diferenças e são melhores em determinados casos.

Assim, enquanto que a consultoria é ideal para empresas que não sabem as razões por trás de seus problemas e querem realizar uma investigação e encontrar soluções, a assessoria é para empreendedores que precisam de um profissional com conhecimento técnico para realizar as ações necessárias para otimizar o negócio.

“Consultoria vai te ensinar a entender como o resultado foi gerado para que você melhore o resultado e aprenda. Assessoria vai te entregar o resultado sem que você saiba como ele foi gerado”

Dessa maneira, pode acontecer de uma empresa contratar inicialmente os serviços de uma empresa de consultoria e depois de identificar os problemas partir para a contratação de um assessor.

E se você está necessitando melhorar seu negócio, aumentar suas vendas, produtividade e otimizar seus processos, conheça o serviço de consultoria da Mudi9.

Nosso papel é diagnosticar os problemas, oferecer soluções e monitorar as ações necessárias para que sua empresa mude para melhor e consiga alcançar os resultados desejados.

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