Toda a empresa precisa ter uma visão clara sobre os papéis que cada gestor e colaborador desempenha dentro dela, por isso fazer um organograma funcional e departamental é crucial para ajudar nessa tarefa. 

O organograma nada mais é do que uma representação visual da estrutura organizacional de um negócio. Com uma boa estrutura é possível definir os planos de carreira, melhorar os processos e a produtividade da empresa

Existem vários tipos de organograma, mas neste artigo mostraremos o funcional e departamental. O funcional classifica os cargos por função e o departamental determina quais cargos e hierarquias há em cada departamento. 

A seguir você vai entender o que é cada um desses organogramas, quais as diferenças entre eles e como aplicar na sua empresa. 

Então você vai ver: 

O que é organograma empresarial? 

imagem de organograma empresarial

O organograma empresarial é uma ferramenta que ajuda a estruturar os cargos e funções de uma empresa. 

Dessa forma, por meio dele é possível organizar o local que cada profissional se encontra, assim como deixar claro o nível e diferenças entre cargos e funções, para que todos saibam suas obrigações e a quem devem se reportar. 

É extremamente importante fazer um organograma empresarial, pois conforme o negócio vai crescendo fica mais difícil organizar o trabalho sem essa ferramenta. 

Um exemplo disso é gerir uma lanchonete sem definir as funções e obrigações do cozinheiro, ajudantes, garçons, garçonetes e gerente. Sem saber quais pratos cozinhar, o que servir e o que fazer caso ocorra algum problema a equipe fica totalmente desorientada e a empresa vira uma bagunça. 

Qual a diferença entre o organograma funcional e departamental? 

Existem vários tipos de organograma empresarial, mas o mais utilizado é o organograma funcional, pois ele ajuda a determinar a estrutura interna da organização levando em conta seu tamanho, localização e segmento. 

Já o organograma departamental define os cargos e funções dentro de um departamento, podendo variar de acordo com a área de atuação. 

Vamos entender melhor as diferenças entre organograma funcional e departamental a seguir. 

Organograma funcional, o que é? 

O organograma funcional é uma ferramenta de representação gráfica que classifica a estrutura organizacional da empresa por funções, por isso é uma ótima escolha para pequenas e médias empresas que queiram desenvolver uma cultura organizacional mais consistente. 

Isso acontece, pois o organograma funcional possibilita a valorização dos profissionais, independente de sua posição hierárquica, já que valoriza as atividades executadas por cada pessoa. 

Dessa forma além de aproximar mais os colaboradores permite uma comunicação mais clara, ajudando todos a compreenderem seu papel e importância dentro da empresa. 

Organograma departamental, o que é? 

Já o organograma departamental tem como objetivo definir os cargos e funções dentro de um departamento, determinando os cargos de gerência e dos colaboradores. 

Dessa forma é possível definir o papel de cada profissional dentro da equipe e definir as lideranças dentro de cada departamento. 

Assim os profissionais ficam cientes sobre suas obrigações e a quem devem prestar contas sobre a execução de seu trabalho ao mesmo tempo em que tudo fica mais claro e é possível promover uma boa comunicação. 

Quais as vantagens e desvantagens do organograma funcional? 

homem pensando nas vantagens e desvantagens do organograma funcional

O organograma funcional além de dar clareza a gestores e funcionários em relação a estrutura organizacional da empresa traz uma série de vantagens para a corporação, mas também apresenta algumas desvantagens. 

Vamos mostrar cada uma delas para que você possa entender os pontos positivos e negativos dessa ferramenta. 

Vantagens do organograma funcional

Entre as vantagens estão: 

Desvantagens do organograma funcional 

Entre as desvantagens estão: 

Como fazer um organograma funcional? 

Para fazer um organograma funcional assertivo é preciso definir bem os cargos e funções e organizá-los dentro de caixinhas interligadas de acordo com as hierarquias dentro de cada departamento. 

Vamos mostrar o passo a passo para mostrar a você como funciona. 

Passo 1: Determine funções e cargos da empresa 

Primeiramente você deve definir as funções e cargos dentro da sua empresa, de modo que fique claro as responsabilidades de cada cargo. 

É preciso dispor as funções e cargos em caixinhas para ficar mais fácil de visualizar. 

Passo 2: Organize a hierarquia organizacional 

O segundo passo é organizar a hierarquia organizacional da empresa para que fique claro o nível de hierarquia de cada cargo e assim todos possam se inteirar sobre quem está à frente de cada setor. 

Dessa forma para facilitar você pode distinguir as cores das caixinhas de acordo com o nível do cargo. 

Passo 3: Divulgue o organograma pronto a todos

Depois que terminar de organizar o organograma você deve oficializá-lo e divulgá-lo a toda equipe da empresa, de preferência deve colocá-lo em um local visível para que todos possam ver e ter ciência sobre os responsáveis por cada área, suas funções e obrigações. 

Passo 4: Conte com a ajuda de um serviço de consultoria empresarial 

Se você está encontrando dificuldades para fazer o organograma funcional da sua empresa ou deseja que tudo seja o mais assertivo possível então contratar um serviço de consultoria empresarial pode ser a solução. 

A MUDI9 é uma empresa de consultoria e gestão empresarial que realiza uma verdadeira análise sobre negócios de pequenas e médias empresas e as ajuda a se estruturar melhor tanto na parte gerencial, financeira como em relação à equipe. 

Confira na Jornada da MUDI9 Conheça-te a si mesmo como podemos ajudá-lo a estruturar melhor seu negócio e a realizar um organograma funcional de acordo com suas necessidades. 

Como fazer um organograma departamental? 

mão escrevendo um organograma funcional

Já o organograma departamental é específico de cada setor da empresa e deve ser feito com base em sua hierarquia. 

Vamos entender no passo a passo a seguir como ele funciona. 

Passo 1: Defina as necessidades da empresa com cada setor 

Em primeiro lugar é preciso entender porque sua empresa necessita de cada setor. Então é preciso definir qual vai ser o papel de cada departamento e quais as necessidades que ele vai resolver. 

Passo 2: Determine cada setor dentro do departamento 

O segundo passo é determinar cada setor dentro do departamento que sua empresa selecionou. 

Por exemplo, se o departamento é de Recursos Humanos, pode haver diferentes setores dentro dele como: Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Benefícios e Área de Atuação e Consultoria de Recursos Humanos. 

Assim fica mais fácil organizar os cargos de cada setor dentro do departamento como veremos no tópico a seguir. 

Passo 3: Organize os cargos dos departamentos 

Você deve organizar os cargos de cada departamento, de acordo com sua função e setor e estruturá-los de na posição vertical e horizontal de acordo com seu nível de hierarquia. 

Como no organograma funcional você pode colocar cores diferentes em cada nível para facilitar a compreensão. 

Passo 4: Estabeleça os cargos de gestão 

O quarto passo é determinar os cargos de gestão do departamento, assim definindo quem será o líder e quem ficará encarregado de gerenciar cada setor. 

Dessa forma ficará claro quais serão os cargos de gestão dentro dele e para quem cada nível de hierarquia deve se reportar. 

Quer saber mais sobre gestão empresarial e ver como isso pode ser aplicado na sua empresa?

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